domingo, 13 de março de 2016

Fenômenos Psi


De acordo com o psicólogo e professor emérito da Cornell University, Daryl J. Bem (2011), o termo Psidenota o processo de transferência de energia ou informação que é atualmente inexplicável em termos de mecanismos físicos ou biológicos. O termo é puramente descritivo; ele não implica que o fenômeno seja paranormal e não sugere nada a respeito de seus mecanismos subjacentes”. Fenômenos psi historicamente encobrem a telepatia, a aparente transferência de informação de uma pessoa a outra sem a mediação dos canais sensoriais conhecidos; a clarividência, a percepção de objetos ou eventos os quais não excitaram quaisquer dos canais sensórios conhecidos; a precognição (cognição consciente) e a premonição (apreensão afetiva) de um evento futuro que não poderia ser antecipado por qualquer processo inferencial; e a psicocinese, a aparente influência de pensamentos e intenções sobre processos físicos ou biológicos.  

Sobre esta seção do ILUSÕES DA MATÉRIA

Neste espaço serão apresentadas muitas informações sobre a pesquisa psi sempre com o objetivo de desmistificar o equivocado entendimento de que a Parapsicologia se resume em amadoras e mal projetadas experiências de adivinhação de cartas ou de outras habilidades psíquicas. Isso simplesmente não é verdadeiro. A despeito do interesse popular sobre o tópico, um conjunto acumulado e secular de evidências tem sido dogmaticamente ignorado pelo mainstrem científico. No decorrer deste site abordaremos as razões para esse comportamento geralmente negativo ou desinteressado. Pois bem, conforme o cientista do Institute of Noetic Sciences (IONS), Dean Radin Ph.D., observou: 


"O que quero dizer com investigações [de experiências místicas ou psíquicas] são estudos de laboratório, utilizando métodos científicos padrão-ouro, com resultados publicados em revistas profissionais e par-revisadas. É essa linha de pesquisa que você não costuma ouvir falar. Em vez disso, o que você aprende na escola é baseado na crença de que o materialismo-mecanicista - o prevalecente dogma científico - é suficiente para explicar tudo no mundo natural. Isso é o que a grande maioria dos livros universitários de ciência ensina, implícita ou explicitamente". 

Pois bem, é essa linha de pesquisa altamente refinada sobre a psi que você encontrará aqui.


1. INTRODUÇÃO

·      Uma breve notícia histórica [versão em pdf]  
·      Os experimentos de Rhine na Universidade de Duke [versão em pdf]

2. AS EVIDÊNCIAS

·      A Telepatia no laboratório: o debate Ganzfeld [versão em pdf]
·      Telepatia mediada pelos sonhos [versão em pdf]
·      Clarividência [versão em pdf
·      Precognição [versão em pdf]  
·      Pressentimento [versão em pdf
·      Antecipação anômala de eventos futuros e aleatórios [versão em pdf]  
·   Psicocinese (PK): a influência mental sobre processos físicos ou biológicos [versão em pdf

3. EXPLORANDO A PSI

·      Atitudes e características da personalidade moderadoras da performance PSI [versão em pdf]
·      Teorizando a psi [versão em pdf]

4. A PSI E SEUS CRÍTICOS

·      The Committee for Skeptical Inquiry (CSI) [versão em pdf]
·      Refutando James E. Alcock [versão em pdf]
·      Refutando Ray Hyman [versão em pdf]
·      Refutando Michael Shermer [versão em pdf]
·      Refutando James Randi [versão em pdf]
·      Refutando Susan Blackmore [versão em pdf]
·      Refutando Richard Wiseman [versão em pdf]
·      O debate Sheldrake vs. Dawkins [versão em pdf]
·      Refutando Christopher C. French [versão em pdf]
 



Um comentário:

  1. If you see the Bill Acceptor not lit, or flashing blue, it's in want of service or what is called as} a Bill Drop . In both forms of techniques, as soon as} the reels have come to a cease, the slot machine needs to read 메리트카지노 whether the participant has won or lost. In the next part, we'll study some techniques for making this willpower. Jackpot” in 1916, whereby sure combinations of symbols on the reels regurgitated all the coins in the machine.

    ResponderExcluir