sábado, 15 de outubro de 2016

A pesquisa sobre a Mediunidade



Sobre esta seção do ILUSÕES DA MATÉRIA

Neste espaço serão apresentadas informações sobre a pesquisa acerca de casos de Mediunidade, além de discussões teóricas com aprofundadas análises filosóficas e incursões na psicologia e psicanálise subjacentes à fenomenologia. 

[artigo 1, 113 páginas]: QUANDO OS MORTOS RESPONDEM: um exame crítico das perspectivas sobrevivencista e da interação psíquica entre vivos como modelos explanatórios para os casos de mediunidade [versão em pdf].


Resumo: 
No presente trabalho são criticamente analisadas as duas principais explicações supernormais para os casos de Mediunidade, a saber: a hipótese da sobrevivência post-mortem (S) e a do funcionamento psíquico entre vivos (LAP), com todos os argumentos prós e contras a cada uma delas. Felizmente, no histórico de episódios que sugerem o contato entre vivos e mortos, existe um resíduo de casos refratários a qualquer explicação convencional (fraude deliberada, autossugestão, erros de percepção, etc.). Contudo, ainda que superadas as explicações ‘normais’, os dados de mediunidade não permitem escolhas claras sobre qual hipótese paranormal deve responder pela fenomenologia apresentada. A principal razão disso decorre de nosso ainda empobrecido conhecimento sobre o funcionamento de psi, mais especificamente sobre suas limitações (se é que existem). Se considerarmos a psi ilimitada (ou muito poderosa) em escopo e refinamento, de um lado, isso capacitaria o médium a proezas magníficas, fazendo o apelo a ação de uma inteligência desencarnada algo não impossível, porém gratuito para explicar os casos de mediunidade. Por outro lado, e ironicamente, quanto mais admitirmos uma psi superpoderosa, maiores dificuldades teremos de a adequar a um modelo fisicalista, e nesse caso abrimos brecha para a existência de mentes desencarnadas, inclusive com poderes para influenciar o nosso 'mundo terreno' (como a mente/cérebro de médiuns). Uma aprofundada análise filosófica então é realizada, com importantes incursões na psicologia e na psicanálise. 

Palavras-chave 
Mediunidade, sobrevivência post-mortem, fenômenos Psi, dissociação da personalidade, identidade pessoal, problema mente-cérebro, paranormalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário